As pulgas são pequenos insetos que medem cerca de 1 a 8,5mm e vivem como parasitas externos, alimentando-se de sangue de animais ou humanos. Elas se reproduzem rapidamente, o que pode levar a infestações alarmantes. Embora algumas pessoas possam confundir, as pulgas não voam. Elas chegam até seus hospedeiros através de saltos que podem atingir 40 centímetros de distância. Outro fato sobre esses insetos é que estações do ano quentes e úmidas, como o verão, facilitam sua proliferação.
Assim como os carrapatos, as pulgas causam diversos problemas, estando associadas a várias questões, desde a transmissão de doenças até o grande incômodo que suas picadas causam. As pulgas se alimentam do sangue de suas vítimas e não são facilmente visíveis a olho nu. Quando não são controladas através de ações direcionadas, podem causar ainda mais dor de cabeça para os pets e os seus donos. Representam riscos à saúde por serem parasitas e podem causar irritações cutâneas e lesões provocadas por suas picadas, facilitando a instalação de fungos e bactérias. Entre as doenças transmitidas por esse inseto estão:
Só no Brasil, já foram catalogadas aproximadamente 100 espécies diferentes de pulgas, sendo que a Pulex irritans é a mais popular no país. Ela pode afetar tanto os animais quanto os humanos, causando inflamação na pele, bem como coceira e outras alergias, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.
A prevenção das pulgas acontece por meio de ações direcionadas, incluindo o seu manejo, um procedimento que utiliza insumos químicos que devem ser manuseados por profissionais qualificados. Dessa forma, realizam uma avaliação completa do espaço de modo a identificar os pontos mais sensíveis da infestação, garantindo assim que os produtos ofereçam o controle adequado das pulgas, garantindo a saúde e bem-estar de humanos e animais.
Para proteger os seus animais de estimação e a saúde da sua família, é essencial adotar medidas preventivas para controlar infestações de pulgas. Isso pode incluir tratamentos regulares de pulgas para animais de estimação, higiene adequada em áreas onde os animais passam o tempo, limpeza frequente de roupas de cama e tapetes, além de consultas regulares com um veterinário para monitorar a saúde dos animais de estimação. Além disso, é preciso manter seu quintal limpo e livre de folhas e detritos que possam abrigar pulgas. A prevenção contínua de pulgas é fundamental.