As abelhas, as vespas e os marimbondos possuem características bastante semelhantes entre si, principalmente no que diz respeito à sua picada. Quando utilizam esse mecanismo de defesa, esses insetos depositam o seu ferrão na pele das pessoas, que, apesar de não transmitir nenhuma doença, pode ocasionar reações alérgicas e outros tipos de complicações.
Esses insetos se reproduzem com facilidade e alguns aspectos físicos os diferenciam. É muito importante saber diferenciar as abelhas, vespas e marimbondos para evitar possíveis acidentes e saber como agir caso sofra com a picada desses insetos. Alguns aspectos são muito importantes para realizar essa diferenciação:
Catalogadas em mais de 20.000 espécies ao redor do mundo, as abelhas são conhecidas pela sua completa organização e distribuição de tarefas na colônia. Vivem sob o modelo de sociedade, tendo a rainha como única fêmea fértil da colmeia, as operárias que realizam o trabalho, e os zangões, responsáveis pela fecundação da rainha. Além da importância econômica para a fabricação de mel e cera para fins diversos, as abelhas também ajudam na polinização das flores e no equilíbrio do ecossistema.
Algumas pessoas podem não saber, mas vespas e marimbondos são espécies diferentes do mesmo inseto. Pertencentes à família Vespidae, ambos os insetos possuem características semelhantes, como o ferrão que utilizam para se defender na natureza. Possuem grande importância ecológica como polinizadores, pois realizam um trabalho semelhante ao das abelhas.
Nós da Larclean trabalhamos com o controle de abelhas, vespas e marimbondos. Esse serviço é realizado por meio de um conjunto de técnicas que garante bem-estar a quem está exposto a esses insetos, prevenindo possíveis acidentes domésticos. Trabalhamos com técnicas direcionadas e eficientes para oferecer o controle adequado a diversos tipos de pragas urbanas.
Prevenir o aparecimento de abelhas, vespas e marimbondos envolve a adoção de medidas que reduzam a atração desses insetos e minimizem as oportunidades para que eles construam seus ninhos. Uma das formas de prevenção é manter as áreas ao redor do ambiente limpas e livres de restos de comida e bebida. Mantenha as lixeiras bem fechadas e limpe-as regularmente para evitar odores que possam atrair insetos. Ao fazer refeições ao ar livre, cubra alimentos e bebidas para evitar que aromas atraiam abelhas, vespas e marimbondos. Verifique regularmente a sua propriedade em busca de ninhos em árvores, beirais, telhados, varandas e outros locais escondidos. Se encontrar um ninho, chame um profissional de controle de pragas para removê-lo de forma segura. Caso a presença desses insetos seja um problema recorrente, é preciso contar com profissionais responsáveis pelo controle de pragas para inspecionar e tratar a infestação desses insetos com técnicas adequadas.